Muitos são os transtornos de humor que podem acometer uma pessoa. Eles são caracterizados por alterações proeminentes e duradouras no humor e trazem consequências para a qualidade de vida dessa pessoa, podendo até mesmo levar ao comprometimento da vida laboral, social, familiar, etc. Por isso, é importante a busca por tratamento profissional para auxiliar na recuperação.
Como psiquiatra em Curitiba, eu, Carolina Amaral, realizo o tratamento dos diversos tipos de transtornos de humor. Aqui, explico quais são eles, começando pelos mais conhecidos.
A depressão, o transtorno mais conhecido deles, é caracterizada por sentimentos de tristeza contínua, redução do prazer e do interesse nas atividades cotidianas, falta de ânimo e de energia, sentimentos autodepreciativos, entre outros. Pessoas com depressão também podem experienciar sintomas fisiológicos, como alterações de apetite, sono e libido, e sintomas cognitivos, como prejuízo da concentração e da memória.
Já no transtorno afetivo bipolar, há a alternância entre períodos depressivos, como descrito acima, que duram geralmente alguns meses, e períodos de humor eufórico ou irritado, os quais chamamos de mania ou hipomania. Esses períodos podem durar desde poucos dias até meses, e além do humor eufórico/irritado, a pessoa sente-se agitada, falante, energética, impulsiva e desinibida. Em casos graves, o indivíduo pode ficar agressivo e colocar a si e a outros em perigo, sendo nesses casos necessário a busca de um pronto atendimento psiquiátrico.
Além desses, também existem a distimia e a ciclotimia. A distimia é caracterizada por períodos de tristeza e de sintomas depressivos leves que duram mais de dois anos. Já a ciclotimia é caracterizada por episódios de humor variando entre euforia e depressão, porém com menor intensidade do que é observado no transtorno bipolar.
Por fim, o transtorno disfórico pré-menstrual é a existência de sintomas de humor, como tristeza, irritabilidade ou oscilação afetiva intensas, durante a semana que antecede a menstruação. Além disso, também ocorrem sintomas físicos exacerbados, como cansaço, letargia, e alterações do apetite e do sono. Esses sintomas devem melhorar após o início da menstruação e cessar completamente após o fim dela.
Psiquiatra em Curitiba
Todos esses transtornos de humor, tanto os mais comuns quanto aqueles menos conhecidos, exigem tratamento profissional qualificado para diminuir os sintomas, melhorar a qualidade de vida e prevenir recaídas. Por isso, se você estiver sentindo qualquer um desses sintomas, procure ajuda de um psiquiatra especializado.