Psiquiatra em Curitiba

Tratamento de Controle do Impulso em Curitiba

Os transtornos do controle do impulso (TCI) são condições caracterizadas pela dificuldade no autocontrole das emoções e dos comportamentos, de forma a prejudicar o bem-estar emocional e social. O tratamento adequado para esses transtornos promove resultados positivos a longo prazo.

Atendendo em Curitiba, eu, Carolina Amaral, atuo ativamente na investigação, compreensão e manejo dos transtornos do controle do impulso. Neste texto, farei um resumo dos principais transtornos e dos sintomas envolvidos. Se você está procurando ajuda ou quer saber mais sobre o tratamento destas condições, não deixe de procurar um profissional qualificado.

O que são transtornos do controle do impulso?

Os transtornos do controle do impulso são desordens classificadas pela American Psychiatric Association (APA) que apresentam problemas comportamentais graves e repetitivos que prejudicam o bem-estar emocional e social. Alguns exemplos de transtornos de controle de impulsos incluem o transtorno explosivo intermitente, o jogo patológico, a piromania e a cleptomania.

Quais são os sintomas de transtornos do controle do impulso?

Os sintomas dos transtornos do controle do impulso variam de acordo com o transtorno específico, mas geralmente incluem falta de autocontrole e impulsividade, os quais podem interferir de maneira significativa na vida diária e relacionamentos.

No transtorno explosivo intermitente, há explosões de raiva recorrentes com impulsos de agressividade, seja verbal, como em discussões, ou física, tanto dirigida a outras pessoas quanto a animais ou propriedades. Para ser caracterizado como transtorno, a magnitude dessas explosões deve ser desproporcional em relação ao gatilho ou fator estressor externo.

No jogo patológico, o indivíduo sente algo como uma “necessidade” ou impulso muito grande para envolver-se em jogos de aposta, de maneira que não consegue evitar o início do jogo ou a interrupção após ter iniciado.

A piromania é caracterizada pelo comportamento de atear fogo de maneira deliberada, enquanto na cleptomania ocorrem furtos repetitivos de itens que não são da necessidade do indivíduo.

Tratamento

Os transtornos do controle do impulso podem ser manejados com medicamentos ou com psicoterapia, sendo ideal a combinação de ambos. A abordagem multidisciplinar também é muito eficaz para ajudar as pessoas a melhorarem a qualidade de vida.

Dentre os medicamentos, é possível utilizar os antidepressivos, os estabilizadores de humor, os antipsicóticos e os antagonistas do receptor opioide. As terapias comportamental e cognitivo-comportamental são as mais indicadas, pois possibilitam a aprendizagem de estratégias para controle dos impulsos e para o enfrentamento das emoções desafiadoras. Ambas possuem como objetivo ajudar os indivíduos a reconhecerem seus comportamentos-problema e a desenvolverem estratégias para tentar solucioná-los.

Conclusão

É importante entender que os transtornos do controle do impulso são desordens complexas que podem afetar muitas áreas da vida de uma pessoa. Com o cuidado e o tratamento adequados, as pessoas que sofrem com transtornos do controle do impulso podem experimentar melhorias significativas na qualidade de vida, nos contextos laboral, familiar e social. Se você está procurando ajuda para tratar um transtorno de controle de impulsos, não hesite em entrar em contato comigo.

Psiquiatra em Curitiba

Atendendo em Curitiba, sou psiquiatra e atuo na investigação e tratamento dos transtornos do controle do impulso. Será um prazer conversar com você e ajudá-lo a obter o resultado desejado.

dra carolina amaral psiquiatra curitiba

Tratamento de Controle do Impulso em Curitiba

Médica formada pela Universidade Federal do Paraná e Psiquiatra pelo Hospital de Clínicas da UFPR. Sou apaixonada pela individualidade do ser humano, e a subjetividade de cada mente é o que me encanta na Psiquiatria. Associar a empatia, o humanismo, a visão integral do ser e a ciência é uma das minhas missões.

Atualmente, além de atender em consultório, também atuo como supervisora dos residentes em Psiquiatria na Clínica Heidelberg, na cidade de Curitiba-PR.

Tratamento de Controle do Impulso em Curitiba