O uso abusivo de álcool e de substâncias ilícitas tem sido um tema de preocupação constante nos últimos anos. O problema tornou-se ainda mais grave com a facilidade de acesso a esses produtos. Estudos mostram que atualmente pelo menos 10% da população adulta brasileira sofre de algum tipo de transtorno relacionado a substâncias.
O transtorno por uso de substâncias pode ser descrito pela presença de alguns sintomas, sendo eles:
-
Sintomas de abstinência nos dias em que não faz uso da substância, como tremores, suor e ansiedade na dependência de álcool
-
Necessidade de quantidades cada vez maiores para ter o mesmo efeito que a substância antes provocava
-
Desejo intenso do uso, a chamada “fissura”
-
Perda de controle, ou seja, começa a usar quando não havia planejado ou não consegue parar depois de já ter começado
-
Abandono de outras atividades e interesses, dando preferência ao uso da substância
-
Persistência do uso apesar de evidências claras das consequências negativas do consumo, ex: exames de fígado alterados, queda no rendimento no trabalho, conflitos familiares, etc.
O uso problemático de substâncias pode ter diversos efeitos no organismo, dependendo da substância utilizada e da quantidade ingerida, além de também poder desencadear problemas familiares, financeiros, laborais, transtornos mentais e até mesmo a morte.
O álcool é a substância lícita mais comumente usada de maneira abusiva, por ser uma socialmente aceita e amplamente disponível, o que torna a dependência ainda mais difícil de ser tratada. O uso problemático de álcool pode causar sérios danos à saúde, tanto a curto quanto a longo prazo, além de problemas comportamentais, como agressividade, violência, problemas de relacionamento, acidentes, entre outros.
O tabagismo é outra forma comum de transtorno por uso de substância. A nicotina, substância presente no tabaco, é altamente “viciante”, por isso é muito comum que o paciente tabagista precise de auxílio profissional. Nesse caso, é possível realizar a combinação de psicoterapia breve com a reposição de nicotina na forma de adesivo ou goma, para facilitar os sintomas de abstinência.
Diversas outras substâncias, incluindo maconha, cocaína e medicamentos de uso controlado, como ansiolíticos e analgésicos, possuem a capacidade de levar ao abuso ou a dependência. Cada substância e cada organismo interagem de forma única, sendo o tratamento sempre personalizado.
O tratamento para o transtorno por uso de substâncias exige uma abordagem integrada, que inclui atenção médica especializada, desde a prevenção até a reabilitação psicológica e social. Como possibilidade de auxílio no tratamento, possuímos algumas medicações que ajudam na redução de sintomas de abstinência e no alívio da fissura. A psicoterapia também é de extrema importância, sendo a Entrevista Motivacional uma abordagem altamente indicada e eficaz, pois trabalha a própria motivação do paciente em se comprometer com a mudança de comportamento. Entretanto, qualquer modalidade de psicoterapia é bem-vinda!
Psiquiatra em Curitiba
Atuando como psiquiatra e realizando Especialização em Dependência Química, atendo pacientes na cidade de Curitiba que estejam passando por essas dificuldades. Trabalho de forma individualizada com cada paciente, oferecendo orientação, psicoeducação, tratamento medicamentoso e intervenções psicoterápicas breves nas modalidades cognitivo-comportamental e de entrevista motivacional. Cada paciente é único e merece um plano de tratamento individualizado, que leve em consideração suas capacidades, recursos e objetivos a longo prazo.