Psiquiatra em Curitiba

Tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Curitiba

Os transtornos obsessivo-compulsivos (TOC) são transtornos psiquiátricos crônicos e recorrentes que se caracterizam por pensamentos, sentimentos ou imagens intrusivas, associados ou não a comportamentos que causam grande sofrimento e prejuízo à vida do indivíduo. Esses sintomas são denominados “obsessões” e “compulsões”.

As obsessões são pensamentos, sentimentos, imagens ou impulsos recorrentes e persistentes que são vivenciados como intrusivos e indesejados. As compulsões, por outro lado, são comportamentos repetitivos ou atos mentais que a pessoa sente necessidade de realizar para reduzir a ansiedade gerada pela obsessão.

Quais são os transtornos obsessivo-compulsivos?

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é o principal exemplo deste grupo de transtornos, e é caracterizado pela existência das obsessões e/ou das compulsões acima descritas. Os sintomas podem envolver medo de contaminação e comportamentos de limpeza excessivos, necessidade de organização e simetria, rituais de checagem repetitivos, entre outros. Também podem ocorrer compulsões mentais, como as de conteúdo religioso utilizadas para “neutralizar” obsessões julgadas como obscenas ou de conteúdo inapropriado. O TOC é uma condição séria que pode afetar muitos aspectos da vida cotidiana, podendo chegar a ser incapacitante em alguns níveis.

Além do TOC, há outros transtornos relacionados, como a tricotilomania, o transtorno de escoriação, o transtorno de acumulação, a hipocondria, o transtorno dismórfico corporal e a Síndrome de Tourette.

 A tricotilomania é caracterizada pelo comportamento recorrente de arrancar os próprios cabelos e/ou pêlos, resultando na perda e até na formação de áreas de alopécia. Esse transtorno é mais comum em jovens, especialmente mulheres.

O transtorno de escoriação, ou skin picking, é caracterizado pelo desejo incontrolável de “cutucar” a pele, seja beliscando a pele normal, “espremendo” espinhas, “arrancando cascas” de lesões anteriores, etc. Tal comportamento é repetitivo e chega a ocasionar lesões na pele.

O transtorno de acumulação é a dificuldade persistente de se desfazer de objetos ou pertences, independente de seu valor real. Assim a pessoa guarda itens e acumula-os de maneira a prejudicar o ambiente envolvido, como por exemplo obstruindo um cômodo da casa.

A hipocondria, ou ansiedade de doença, é outro transtorno que se caracteriza pela preocupação persistente e desproporcional de estar doente, apesar da ausência de diagnóstico médico. Nesse indivíduo, os sintomas físicos não estão presentes ou existem de maneira muito leve. O paciente envolve-se em comportamentos excessivos relacionados à saúde, como verificar partes do corpo, realizar exames ou buscar médicos e hospitais.

O transtorno dismórfico corporal se caracteriza por uma preocupação excessiva com alguma parte do corpo percebida como defeituosa ou falha, além de comportamentos repetitivos como se ver no espelho, arrumar-se excessivamente ou se comparar a outras pessoas.

A síndrome de Tourette é um transtorno caracterizado pelo desenvolvimento de tiques motores e tiques vocais antes dos 18 anos. Um tique é um movimento motor ou a emissão de um som/palavra que ocorrem de maneira repentina, rápida e recorrente.

Por fim, todos os transtornos obsessivo-compulsivos se beneficiam da combinação de medicamentos e psicoterapia, em especial a terapia cognitivo-comportamental.

Psiquiatra em Curitiba

Os transtornos obsessivo-compulsivos são condições crônicas e recorrentes que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Se você acredita que pode sofrer de algum dos transtornos acima mencionados, é importante buscar assistência médica. Como psiquiatra em Curitiba, eu ofereço tratamento abrangente para todos esses transtornos, com o objetivo de ajudar você a ter uma vida saudável, leve e feliz.

dra carolina amaral psiquiatra curitiba

Tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Curitiba

Médica formada pela Universidade Federal do Paraná e Psiquiatra pelo Hospital de Clínicas da UFPR. Sou apaixonada pela individualidade do ser humano, e a subjetividade de cada mente é o que me encanta na Psiquiatria. Associar a empatia, o humanismo, a visão integral do ser e a ciência é uma das minhas missões.

Atualmente, além de atender em consultório, também atuo como supervisora dos residentes em Psiquiatria na Clínica Heidelberg, na cidade de Curitiba-PR.

Tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Curitiba