Os transtornos psicóticos são definidos pela presença de sintomas como:
-
Delírios: crenças ou ideias fixas, que não mudam mesmo quando há evidências que dizem o contrário. Exemplo: acreditar que está sendo perseguido na rua ou que um chip foi implantado em sua mente.
-
Alucinações: experiências sensoriais sem que haja um estímulo externo. Exemplo: escutar vozes que outros não ouvem.
-
Pensamento desorganizado: alterações no discurso, como mudar de tópicos em uma conversa, não responder o que lhe é perguntado ou até ter uma fala incompreensível.
-
Comportamento desorganizado: alterações observadas em qualquer forma de comportamento motor, desde agitação, atitudes pueris, movimentos estereotipados, caretas, etc.
-
Sintomas “negativos”: expressão emocional diminuída, como redução nas expressões faciais, no contato visual e na entonação da voz; redução da vontade de realizar atividades normalmente realizadas; perda do prazer em atividades previamente prazerosas; entre outros.
Aqui explicamos um pouco mais sobre os principais transtornos psicóticos: esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo, transtorno delirante e transtorno psicótico induzido por substâncias.
Esquizofrenia
A esquizofrenia é um transtorno psicótico crônico que se inicia durante a adolescência ou início da idade adulta. Os sintomas da esquizofrenia podem incluir todos aqueles descritos acima, geralmente de maneira intensa podendo chegar a afetar severamente a capacidade da pessoa de trabalhar, estudar, ter relacionamentos saudáveis e lidar com a vida diária.
Transtorno Esquizoafetivo
O transtorno esquizoafetivo compartilha os mesmo sintomas psicóticos presentes na esquizofrenia, no entanto aqui há também a presença de episódios de humor, como episódio depressivo ou episódio maníaco, ao longo do curso da doença. Diferentemente do transtorno afetivo bipolar, aqui há períodos em que há apenas a presença de sintomas psicóticos, sem sintomas de humor concomitantes.
Transtorno Delirante
O transtorno delirante é um transtorno psicótico caracterizado pela presença de delírios. Isso significa que as pessoas experimentam falsas crenças sobre si mesmas, outras pessoas ou o mundo ao seu redor. Estas crenças podem incluir sentimentos de perseguição, dúvidas sobre a lealdade das pessoas ao redor, preocupação excessiva com a saúde ou paranoia.
Transtorno Psicótico Induzido por Substância
O transtorno psicótico induzido por substância é um transtorno mental transitório que ocorre quando o uso de uma substância química causa sintomas psicóticos. Os sintomas deste transtorno geralmente desaparecem quando o uso da substância é interrompido, podendo levar até um mês para a melhora completa.
Psiquiatra em Curitiba
Os transtornos psicóticos são tratados usualmente com medicações da classe dos antipsicóticos. Entretanto, a psicoterapia e a terapia ocupacional são grandes aliadas no tratamento. O reconhecimento precoce e o manejo adequado é essencial para a uma evolução benigna com qualidade de vida a longo prazo.