Psiquiatra em Curitiba

Tratamento de Transtornos do Sono em Curitiba

No mundo moderno, é comum que transtornos relacionados ao sono afetem a qualidade de vida das pessoas. Infelizmente, muitas vezes os sintomas acabam por ser negligenciados ou esquecidos. A psiquiatra Carolina Amaral, que atende em Curitiba, entende que um transtorno relacionado ao sono pode ter grandes impactos e, portanto, o diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais para a recuperação do bem-estar do paciente.

Neste artigo, vamos falar sobre alguns dos principais transtornos relacionados ao sono – incluindo a insônia, a sonolência excessiva, a síndrome das pernas inquietas, o transtorno do despertar do sono não-REM e o transtorno comportamental do sono REM – e sobre a importância de procurar um profissional de saúde qualificado para tratá-los.

Insônia

A insônia é o transtorno relacionado ao sono mais comum na atualidade, e pode ser definida como dificuldade para adormecer ou permanecer adormecido durante a noite, ou ainda despertar antes do horário habitual sem conseguir retomar o sono. Essas alterações levam à redução tanto da quantidade de horas como da qualidade do período de sono, o que pode levar a sensação de um sono não reparador e impacto no dia seguinte.

Existem muitas causas para a insônia, como transtornos mentais – como depressão e ansiedade -, falta de exercícios físicos, excesso de estimulantes especialmente a noite (cigarro, refrigerante, café e chás), entre outros. O tratamento da insônia inclui identificar e tratar a causa subjacente para assim definir o melhor manejo, que pode incluir mudanças no estilo de vida, medicamentos e psicoterapia.

Sonolência excessiva

Este transtorno é caracterizado pelo relato da própria pessoa de excesso de sono apesar de ter dormido por no mínimo 7 horas, além da dificuldade de permanecer desperto durante o dia. Pode estar relacionado a transtornos mentais (como depressão), outros transtornos relacionados ao sono (como narcolepsia), condições clínicas (como hipotireoidismo) ou uso de substâncias/medicamentos

A sonolência excessiva pode ter um efeito negativo na vida diária, através do impacto no trabalho, nas tarefas domésticas e nas atividades cotidianas, podendo reduzir o rendimento e produtividade e até aumentar o risco de acidentes.

Síndrome das pernas inquietas

A síndrome das pernas inquietas (SPI) é caracterizada pela necessidade de movimentar as pernas, geralmente associada a sensações desagradáveis e desconfortáveis nas pernas. Ocorre com maior frequência à noite, quando a pessoa está em repouso ou deitada e tende a aliviar o incômodo após o movimento.

Transtorno do despertar do sono não-REM

Esse transtorno é caracterizado por episódios de despertares incompletos, geralmente ocorrendo na primeira parte da noite. Pode ocorrer o sonambulismo, em que a pessoa levanta da cama e caminha, com olhar fixo e sem responder a chamados de outras pessoas; ou ainda o terror noturno, em que a pessoa frequentemente desperta de maneira súbita e com medo intenso, podendo gritar e ter sinais de taquicardia, respiração ofegante e sudorese. Em ambas as formas, o paciente não se lembra do que aconteceu nem do que estava sonhando.

Transtorno comportamental do sono REM

Trata-se de episódios de despertar durante o sono em que a pessoa emite sons e se mexe de maneira complexa. É mais comum que ocorra nas fases finais do sono, e ao acordar a pessoa está completamente desperta, alerta e com recordação do que estava acontecendo.

Psiquiatra em Curitiba

Os transtornos relacionados ao sono podem levar a graves consequências para a saúde, portanto é muito importante buscar um profissional qualificado para realizar um tratamento precoce. A psiquiatra Carolina Amaral, que atende em Curitiba, atua no diagnóstico, no tratamento e na prevenção de transtornos relacionados ao sono. Se você observar qualquer um dos sintomas acima, não hesite em entrar em contato para esclarecer suas dúvidas e iniciar um tratamento caso seja indicado.

dra carolina amaral psiquiatra curitiba

Tratamento de Transtornos do Sono em Curitiba

Médica formada pela Universidade Federal do Paraná e Psiquiatra pelo Hospital de Clínicas da UFPR. Sou apaixonada pela individualidade do ser humano, e a subjetividade de cada mente é o que me encanta na Psiquiatria. Associar a empatia, o humanismo, a visão integral do ser e a ciência é uma das minhas missões.

Atualmente, além de atender em consultório, também atuo como supervisora dos residentes em Psiquiatria na Clínica Heidelberg, na cidade de Curitiba-PR.

Tratamento de Transtornos do Sono em Curitiba